domingo, 1 de maio de 2011

"Você está linda!"

Foi com esta frase que o príncipe William reagiu ao ver Kate Middleton vestida de noiva. O modelo da nova duquesa, criado por Sarah Burton, já virou referência de estilo e elegância

Após meses de apostas e mistério, o vestido de noiva de Kate Middleton trouxe um toque de feminilidade ao rígido protocolo da realeza britânica e soube destacar a boa forma da agora duquesa de Cambridge.

Kate agradou a todos ao aparecer deslumbrante em um vestido de rendas da grife Alexander McQueen, desenhado por Sarah Burton.

Feito com rendas francesa Chantilly e inglesa Cluny na blusa de gola alta, que lembrava o vestido de noiva de Grace Kelly, o modelo em branco off-white de Kate tinha uma longa saia de gaze de cetim com renda na bainha.

A inspiração foi uma flor se abrindo: justo na cintura, o vestido se abria levemente nos quadris, até a bainha, de delicada renda bordada. A cauda, de gaze de seda e organza com 2,7 metros, adornava o vestido clássico, que nem de longe lembrava o imponente vestido de noiva da princesa Diana, com 7,6 metros de cauda.

Nos bordados do vestido foram incorporadas as quatros flores emblemáticas do Reino Unido: rosa, narciso, trevo e cardo. Foram feitos pela Escola Real de Bordados e os funcionários que confeccionaram o vestido tinham que lavar as mãos a cada 30 minutos para manter os bordados impecáveis, e as agulhas eram renovadas a cada três horas, para manter a afiação.

Kate usou ainda um véu feito de camadas de tule de seda com detalhes de flores bordadas à mão na barra, que caía logo abaixo da cintura, preso por uma tiara Cartier de diamantes emprestada pela Rainha Elizabeth 2ª, que ganhou a peça, que data de 1936, quando fez 18 anos.

Os brincos usados pela princesa foram feitos por Robinson Pelham, com diamantes em formato de folhas de carvalho, em homenagem ao brasão da família Middleton, que inclui folhas e frutos do carvalho. Os brincos foram dados de presente pelos pais da noiva especialmente para o dia do casamento.

Nos pés, que não apareceram mas não foram esquecidos nesse dia especial, a noiva usou sapatos feitos a mão, de cetim e renda marfim, criação também da marca Alexander McQueen.

Nas mãos, Kate segurava um buquê de lírios do vale, que simbolizam o retorno da felicidade, flores “sweet William”, que representam o galanteio, jacintos, constância do amor, hera, fidelidade e casamento, e muguet, amor e casamento.

Repercussão
“É um vestido de noiva muito refinado nos detalhes, muito mais refinado do que o da princesa Diana. É muito bonito, relativamente clássico, mas em sintonia com os detalhes, com um leve toque dos anos 50, lembrando o Marylin ou o vestido de noiva da Rainha Elizabeth IIÉ todo elegante e chique: não precisa nascer princesa para ser assim”
Karl Lagerfeld, estilista da Chanel

“Não me surpreendeu. Era o esperado. O vestido do noivado, que teve um toque de ousadia e modernismo, foi um sinalizador do que ia ser no casamento. Ela optou por um estilo extremamente tradicional e se posicionou de forma jovem e segura. Achei muito bonito, mas percebi que não teve a intenção de inovar”
Eliane Macedo, estilista

“Assim que vi, fiquei surpreso. Esperava que fosse mais exuberante. Tinha essa expectativa pelo o que foi o da Lady Di, que era bem mais pomposo. Mas depois, percebi que esse era o estilo dela e que o vestido clássico caiu muito bem. Achei tudo muito lindo: o corte, a renda, o véu, tudo”.
Régis Vieira, coordenador geral da marca Lino Villaventura

“O vestido estava absolutamente perfeito. A coisa mais importante foi que ela aparentou se sentir muito confortável com ele. Adorei as mangas, a renda, o véu curto com a tiara e o cabelo. Se eu tivesse que dar uma nota para ela de 1 a 10, daria 11. Ele foi além.”
Carolina Herrera, estilista
(com agências)

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA
Sarah Burton, diretora criativa da marca Alexander McQueen, foi a estilista escolhida para desenhar o vestido de Kate Middleton. Ela nasceu em Manchester e tem em sua lista de clientes a primeira-dama Michelle Obama, além das atrizes Cate Blanchet, Gwyneth Paltrow e até a moderna Lady Gaga.

Nenhum comentário: